DICAS E PROTOCOLOS
DE SEGURANÇA

Não é de hoje que jornalistas e comunicadores estão na linha de frente de coberturas perigosas e sensíveis. Os riscos que profissionais de comunicação enfrentam crescem a medida que as violações à liberdade de expressão se diversificam a cada ano. Seja uma ameaça à integridade física ou um ataque virtual, passando pelo discursos de ódio, violência física, assédio judicial, são diversas tentativas de limitar o trabalho de jornalistas no Brasil.

Como uma forma de reduzir esses danos, o Programa Tim Lopes incentiva o planejamento prévio de coberturas de riscos, assim como o uso protocolos de segurança que atuem como uma ferramenta prática para jornalistas que trabalham em redações ou de forma autônoma. Você confere a seguir um compilado de manuais, cursos e guias que orientam jornalistas a como se proteger.

#JornalismoSeguro

Produzida pelo Programa Tim Lopes, a série #JornalismoSeguro contou com a produção de 15 pequenos vídeo em que jornalistas de diversas áreas compartilharam dicas de segurança e como se resguardar ao cobrir determinados temas, além de proteger dados e informações, como não expor suas fontes e melhorar a apuração.

Participaram do projeto a jornalista Thays Lavor, Sérgio Ramalho, Vinícius Assis, Ruben Berta, Gabriela Viana, Silvia Bessa, Maria Carolina Trevisan, Raphael Kapa, Gabriela Moreira, Emily Costa, Edu Carvalho, Adriano Wilkson, Emanuel Alencar e Amanda Rossi.

Transparência de dados

Administração pública

Violência contra criança

Reportagens esportivas

Podcast narrativo

Como proteger informações

Reportagens em áudio

Uso de imagens de crianças

Jornalismo local

Meio ambiente

Cuidados em viagens

Cuidados em entrevistas

Reportagens de educação

Periferias e favelas

Cobertura de tragédias

Segurança para Jornalistas

Em 2022, a Abraji promoveu um treinamento de dois dias, com 50 jornalistas de várias partes do Brasil, que tinham a missão de aprender sobre segurança física e repassar os conhecimentos para outros profissionais de imprensa. O curso foi ministrado pela RPS Training Solutions, empresa inglesa especializada em proteção, segurança e treinamento médico, e está disponível no Youtube da Abraji.

O conteúdo está dividido em cinco módulos: Planejamento e preparação; Vigilância; Primeiros socorros; Conhecimento sobre coletes e armas; e Gerenciamento de conflitos.

As aulas abordam vários aspectos que envolvem executar um pauta de risco, como, por exemplo, estabelecer os limites de segurança, quais cuidados são necessários para evitar vigilâncias e perseguições, noções básicas de primeiros socorros para controlar ferimentos e outros incidentes, as diferenças entre os tipos de arma, bem como maneiras de se proteger de disparos, além de como lidar com situações de conflito durante a cobertura jornalística.

Planejamento

Vigilância

Primeiros socorros

Armas

Gerenciamento  

Cobertura de manifestações no Brasil

A cobertura de manifestações de rua envolve riscos para os quais os jornalistas devem estar preparados. Conhecimento, experiência e planejamento são atores importantes para esse tipo de cobertura. Em 2014, a Abraji lançou o Manual de segurança para cobertura de manifestações no Brasil, depois de analisar protocolos internacionais e ouvir repórteres agredidos, hostilizados ou presos em protestos no Brasil.

O material está dividido em nove etapas: Introdução; O que diz a legislação?; Antes de partir: análise de risco; Kit de primeiros socorros; Durante a manifestação; Equipamentos de segurança e proteção; Situações específicas; Primeiros socorros; e Após a manifestação.